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Soluções de áudio aumentam eficiência de sistemas de câmeras

Principal vantagem é a intimidação dos infratores para que não cometam delitos ou atos de vandalismo

Assessoria

Um dos piores pesadelos do gestor é perder tempo e dinheiro com incidentes em seu empreendimento. Um roubo, furto, acidente de trabalho ou alguma falha na operação podem acarretar enormes prejuízos e, em muitos casos, comprometer a continuidade do negócio.

 É por isso que muitas empresas estão aderindo à implantação de áudio integrado aos sistemas de câmeras, comumente conhecidos como Circuito Fechado de Televisão - CFTV.

 A principal vantagem dessa solução é a intimidação dos infratores em tempo real para que não cometam delitos ou atos de vandalismo. O acionamento automático de áudio com mensagens programadas ou ao vivo coloca o suspeito em situação desconfortável, inibindo sua ação, além de proporcionar mais agilidade no monitoramento a distância.

 A aplicação desse tipo de sistema já é uma realidade e vem crescendo exponencialmente devido a sua comprovada eficácia em fazendas, usinas hidrelétricas, construções, lojas de varejo e atacado. O poder público também pode investir no áudio para melhorar o sistema de segurança de vídeo remoto já existentes como por exemplo em pontos de ônibus / estações de transporte público, praças ou arenas multiuso.

 Uma dessas aplicações possíveis é o áudio remoto. Imagine alguém tentando invadir um estabelecimento, construção ou estação de transporte público. Se houver monitoramento por vídeo, o áudio remoto envia uma mensagem ao vivo para essa pessoa: “Atenção você, de boné, camiseta branca, a sua imagem está sendo visualizada em nossa central de monitoramento e já foram enviadas para autoridades policiais que estão a caminho. Saia imediatamente desta área”.

 Outra situação onde essa solução pode ser aplicada é quando uma pessoa passa por um sensor e ao invés de disparar o alarme, um áudio gravado é acionado, embora com menor detalhamento: “Estamos monitoramento sua imagem. Esta é uma propriedade particular e já acionamos a polícia. Saia imediatamente”.

 De acordo com o especialista Wagner Figueiredo, diretor da AUSEC, esse mecanismo é eficaz e traz resultados à empresa. "Esse tipo de abordagem por áudio remoto tem maior potencial para dissuadir uma conduta criminosa, pois apesar da câmera estar monitorando a ação, o indivíduo não tem noção das providências que estão sendo tomadas", afirma Figueiredo.

 Outras opções

 Há outras aplicações possíveis do áudio, como por exemplo quando alguém ou um grupo de pessoas permanece tempo demais no mesmo local. Essa ação perigosa ou indesejada pode ser evitada com o disparo de uma mensagem pré-gravada, informando as pessoas que elas estão sendo observadas. Se necessário, também poderá ser enviada uma mensagem para a equipe de segurança ou à polícia avisando do problema.

 Há ainda a situação em que uma pessoa ou veículo bloqueia a saída de um estabelecimento. Novamente um áudio pré-gravado pode ser acionado ou a central de vigilância pode falar ao vivo. Em alguns casos, dependendo da situação, o áudio pode ser desativado e a polícia chamada para fazer prisão em flagrante.

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