HOME > NOTÍCIAS & EVENTOS > Cinco benefícios do controle de acesso por biometria

Cinco benefícios do controle de acesso por biometria

Antes presente apenas em filmes de ficção científica, o controle de acesso aos ambientes por meio da autenticação biométrica tornou-se item importante em grandes projetos de segurança. O controle de acesso por biometria é parte importante de grandes projetos de segurança no universo corporativo. É eficiente e possui ótimo custo-benefício, já que a manutenção tem valor baixo.

 

Dados da consultoria internacional Technavio apontam alta de 23% nos investimentos no segmento nos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) até 2019. Já a Tractica, especialista estrangeira, prevê que o mercado mundial deve sair da movimentação de US$ 2 bilhões em 2015, para US$ 15 bilhões em 2024. Já mostramos aqui no blog os tipos de leitores biométricos para a sua empresa. Neste cenário, destacamos cinco benefícios do uso desse sistema, considerado um dos métodos mais seguros de identificação. São eles:

 

  1. Mais segurança em locais de acesso restrito:

Alguns ambientes exigem total controle sobre a circulação de indivíduos. É o caso, por exemplo, das áreas restritas de distribuição de medicamentos, salas de diretoria, ambientes governamentais, entre outros. Nesses locais, contar com a biometria para validar a identidade do profissional faz a diferença para garantir a segurança interna.

  1. Diminuição do risco de clonagem:

A possibilidade de fraudes ou falsificações é muito menor no sistema de controle biométrico. Afinal, clonar as características individuais do indivíduo é praticamente impossível, o que potencializa o nível de segurança.

  1. Armazenamento de informações:

Outro diferencial importante do controle de acesso por biometria é a possibilidade de armazenar as informações sobre a entrada de pessoas no local. Dessa forma, é possível consultar o histórico para saber quem esteve no ambiente em determinada data e até identificar o tempo que a pessoa ficou no local.

  1. Evitar problemas com perdas e esquecimento de senhas:

Um dos problemas mais comuns para quem gerencia a segurança de empresas é lidar com perdas e esquecimento de senhas por parte dos funcionários. Isso acaba colocando em risco o controle de acesso aos ambientes, já que qualquer pessoa pode se apropriar de uma senha eletrônica. Como a biometria utiliza as características biológicas dos indivíduos, sua utilização elimina esse problema.

  1. Convergência com outras tecnologias:

Para potencializar ainda mais a segurança nos ambientes internos, a biometria também pode ser combinada com o uso de outras tecnologias como dispositivos móveis.

 

Dessa forma este tipo de tecnologia é muito importante para empresas que buscam mais segurança, pois este é classificado um dos meios mais seguros de identificação. E você qual tipo de controle de acesso usa? Acesse nosso site e conheça nossos serviços

Câmera inteligente reforça segurança de condomínios
Inteligência artificial se torna grande aliada no combate ao coronavírus
Soluções de áudio aumentam eficiência de sistemas de câmeras
Crescente incidência de roubos no meio rural acende alerta para investimento em prevenção
Participação de mulheres marca evento de agronegócio e tecnologia em Cuiabá
Estratégias da Internet das Coisas (IoT) propõem soluções para agronegócio de MT
AUSEC realiza apresentação de PoC (Proof of Concept - Prova de Conceito) para o Governador de Mato Grosso Mauro Mendes
Câmeras que reconhecem caracteres estão sendo testadas em rodovias de MT