HOME > NOTÍCIAS & EVENTOS > Você entende o conceito de eficiência energética?

Você entende o conceito de eficiência energética?

Em um mundo baseado no uso de eletrônicos, a energia é a principal commodity existente no planeta, independentemente da sua matriz: eólica, solar, nuclear, hidrelétrica ou termelétrica. Mesmo com a importância desse recurso no nosso cotidiano, muitos aparelhos que utilizamos gastam mais energia do que deveriam, por usarem tecnologias sem eficiência energética ou mesmo por uso inadequado desses equipamentos.

 

O conceito de eficiência energética consiste em conseguir estabelecer a melhor performance de um produto ou serviço com o menor gasto energético possível. A modernização dos equipamentos e o investimento em tecnologias ambientalmente responsáveis também conversam com esta ideologia.

 

Neste post vamos contextualizar a aplicação de tal conceito à realidade organizacional. Continue a leitura e entenda mais a dinâmica da eficiência energética em um espaço deste tipo.

 

Invista em eficiência energética para gerar economia

A economia energética tornou-se o ponto chave da redução de custos de várias organizações, seja ela pública ou particular. O grande uso desse recurso em empresas e indústrias, graças ao funcionamento 24h, aparelhos de ar-condicionado, inúmeros equipamentos utilizados para exames complexos, aliados ao aumento na bandeira da conta de energia, tem tornado essa conta um dos maiores rombos no orçamento destas instituições.

 

Contudo, projetos que visam à eficiência energética, apesar de terem custos elevados, promovem uma economia considerável em um tempo relativamente curto, comparado aos gastos com contas de energia. Estudos do Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética (Procel) mostram que as modernizações de sistemas de energia, além da utilização de softwares e equipamentos mais eficientes, podem reduzir cerca de 30% do consumo energético em hospitais. Contudo, a falta de profissionais especializados é uma barreira no setor.

 

Estabeleça processos e ferramentas de economia

A adoção de processos e ferramentas é a chave para estabelecer a eficiência energética em qualquer setor. Desde o uso sistemas de resfriamento e aquecimento mais eficientes, de lâmpadas econômicas, adoção de sistemas de gestão de energia, até a compra de equipamentos com selos de eficiência, muitos são os níveis de ações que podem ser implantados para garantir a eficiência energética de uma empresa.

 

Um gerenciamento energético eficiente começa no planejamento de soluções que mostrem se está se gastando desnecessariamente. A adoção de ferramentas que apontem onde o gasto é maior ajuda o gestor a estabelecer políticas de economia e, caso seja necessário, realizar a troca de equipamentos ineficientes.

 

Use softwares e tecnologias de ponta

A eficiência energética também é eficiência administrativa. Uma ferramenta de gerenciamento do gasto da energia, como as usadas em Data Centers, são as tecnologias mais importantes para que o gestor saiba onde está concentrado o gasto, para que dessa forma possa atuar na economia, através de automação da iluminação, do ar-condicionado e do descarte de cargas em caso de consumo em horário de ponta.

 

A adoção de novas tecnologias é crucial para a competitividade em qualquer setor. Gostou? Quais são as outras estratégias de eficiência energética que você conhece? Comente aqui no post e divida sua experiência conosco!

 

Fonte: Google

4 Razões para investir em automação predial
Por que a videovigilância é tendência em segurança
Você está preocupado com a segurança da sua empresa?
Sistema de CFTV: 12 dicas para acertar na instalação
Como escolher um sistema de alarme residencial
Sistema de incêndio: 5 dicas para instalar bem
Câmeras de vigilância: onde devem ser instaladas em uma empresa?
Conheça 7 tipos de tecnologias que ajudam na segurança patrimonial